Equipe Multiprofissional
Equipe de Nutricao
O aumento da população de idosos, as suas características e seus problemas de saúde, determinam a necessidade de se buscar e compreender os fatores que afetam o hábito alimentar desse grupo etário.
A alimentação adequada é um dos fatores que podem condicionar a qualidade de vida e a longevidade do ser humano.Várias mudanças anatômicas e funcionais decorrentes do processo de envelhecimento, bem como as grandes doenças associadas é velhice, podem ser atenuadas com uma alimentação adequada, nos seus aspectos dietéticos e nutritivos.
Neste contexto, está cada vez mais claro que é preciso compreender as mudanças que ocorrem no envelhecimento e os demais fatores que afetam o consumo alimentar do indivíduo idoso, para que possamos auxiliar na sua alimentação e dessa forma compensar essas mudanças que são naturais com o avanão da idade, mas que interferem no apetite e na mudança do hábito alimentar do idoso.
Na tentativa de diminuir essa problemática na alimentação de nossos idosos, no Residencial Longevittá, servimos as refeições em lugar agradável, limpo, arejado, de cor clara, piso não derrapante, com mesas e cadeiras confortáveis e bom espaço entre elas. Oferecemos fundo sonoro com músicas adequadas para a faixa etária e acompanhamento nas refeições por pessoal treinado e em horários estabelecidos. A alimentação diária é fracionada em cinco refeições com café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (lanche noturno leve).
No momento da internação, é feita uma avaliação nutricional criteriosa, com planejamento dietético individualizado e acompanhamento sistematizado pela Nutricionista, garantindo dessa forma, uma Nutrição adequada, com registro do consumo alimentar e controle de peso do idoso residente.