Equipe Multiprofissional
Equipe de Psicologia
A ciência tem evoluído muito no sentido de prolongar a vida, porém não deve deixar de lado, os aspectos psico-sócio-culturais relacionados a esse aumento dos anos de vida do indivíduo, que começa a apresentar estados de ansiedade e depressão, alterando seu estado emocional, principalmente naqueles que necessitam ir morar em uma instutuição para idosos.
Nessa etapa da vida, renascem as preocupações existenciais, o idoso começa a pensar mais no significado da vida e da morte, volta a interessar-se pela prática religiosa, dando mais valor aos aspectos espirituais. Os problemas psico-sociais tendem a se agravar, quando coincidem com alguma doença orgânica ou o aparecimento das dependências físicas próprias da velhice, que podem levá-lo a precisar morar em um residencial.
O Psicólogo tem atitudes altamente profissionais, frente ao idoso institucionalizado, tentando fazé-lo compreender a velhice, incentivando-o a evitar o isolamento e a participar das atividades em grupo na instutuição. Além disso, o Psicólogo atua como elemento de ligaçãoo entre a família, o idoso e a nova casa onde ele irá morar.
O acompanhamento psicológico do idoso morador do Residencial Longevittá, proporciona a ele melhores condições de adaptação e manutenção do equilíbrio emocional, para melhor aceitação das perdas físicas e emocionais, mais frequentes nessa fase da vida.